Chamamos de atividade física qualquer ação de movimento que leve ao trabalho dos músculos, gastando mais energia do que quando estamos de repouso. Alguns exemplos de exercícios regulares são nadar, dançar, praticar ioga, correr, andar de bicicleta ou simplesmente caminhar.
Ser ativo fisicamente, além de cuidar para ter uma dieta saudável e evitar alguns hábitos prejudiciais, como o de fumar, é uma das coisas mais importantes que podemos fazer pela saúde de nosso corpo, especialmente para o nosso coração.
Então, quer saber como os exercícios regulares fazem bem para o seu coração? Continue a leitura e fique por dentro dos principais benefícios!
Os exercícios regulares ajudam o coração a funcionar com mais eficiência. Como consequência, o músculo cardíaco se estressa menos para empurrar o sangue a cada batida. Além disso, a pressão nas artérias circundantes é menor. O principal efeito positivo é a redução potencial da pressão arterial.
Sendo assim, se você tem pressão alta, atividades físicas cardiovasculares poderão ajudá-lo a mantê-la sob controle. E se você não tem nenhum problema de hipertensão, os exercícios físicos previnem que você desenvolva essa condição em algum momento da vida.
Outro efeito positivo de praticar exercícios regulares é que eles ajudam a aumentar o colesterol bom e mandar o colesterol ruim sob controle. Vale lembrar que o colesterol alto pode causar diversas doenças do coração.
À medida que você dá início a uma nova rotina de treinos, é necessário algum tempo até que seu corpo se acostume. No entanto, quanto mais você praticar exercícios regulares, mais rápido seu corpo se condicionará para ter um desempenho melhor.
Com mais resistência física, especialmente cardíaca e pulmonar, não somente seus treinos serão melhores, mas sua rotina diária será impactada significativamente de forma positiva, já que estará cada vez mais com disposição.
Ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo
Os exercícios regulares focados em cardio ajudam o coração a alcançar um fluxo sanguíneo melhorado nos pequenos vasos sanguíneos ao seu redor, exatamente onde possíveis bloqueios de gordura podem se acumular com o tempo.
Sendo assim, quanto melhor a circulação nessas áreas do coração, melhor seu corpo vai prevenir ataques cardíacos e outras doenças relacionadas.
Diminui o risco de várias doenças
Não é de hoje que as atividades físicas são consideradas uma das melhores formas de prevenir doenças. Estudos científicos já demonstraram que os exercícios diminuem o risco de a pessoa desenvolver doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral e até diabetes, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Reduz as chances de arritmias
A arritmia cardíaca é um problema muito comum que envolve o ritmo cardíaco, fazendo com que o coração bata mais rápido ou mais devagar do que deveria. Estudos indicam que em pacientes que se exercitam regularmente doenças relacionados com a arritmia chegam a cair pela metade.
Esses são apenas alguns dos principais benefícios da prática de exercícios regulares para a saúde de seu coração. No entanto, antes de começar a praticar qualquer atividade física, converse com seu médico para que ele possa avaliar quais são as mais adequadas para você. Além disso, sempre se exercite com o acompanhamento de um instrutor qualificado.