É bem possível que você já tenha experimentado uma sensação de lentidão, fadiga ou dor de cabeça após uma noite mal dormida. Alguns de nós tentamos recuperar o sono perdido dormindo em outro horário ou aproveitando o final de semana. No entanto, você sabia que além de levar cerca de 4 dias para recuperar apenas 1 hora de perda de sono, isso também prejudica a saúde do coração?
Sendo assim, dormir o suficiente é algo crucial para manter nosso coração saudável. Claro, isso e outros bons comportamentos, como controlar os níveis de estresse, se alimentar corretamente e praticar atividades físicas.
Nos próximos parágrafos, vamos entender melhor consequências negativas de não dormir bem para a saúde do coração. Continue a leitura e saiba mais!
Perda de sono e o coração
As mudanças que nosso corpo experimenta enquanto dormidos, como diminuição da frequência cardíaca, da pressão arterial e da respiração, ajudam a remover o estresse a que submetemos o coração durante enquanto estamos em estado de alerta. Ou seja, o sono ajuda o coração a se recuperar da tensão do dia a dia.
Quando uma pessoa começa a ter problemas para dormir com frequência, a cura dos vasos sanguíneos e a restauração das funções cardíacas acaba sendo comprometida. Então, diversos problemas podem surgir.
Por exemplo, pesquisas já demonstraram que indivíduos que sofrem com apneia do sono, apresentam níveis mais altos de pressão arterial durante a noite e no dia seguinte a noite mal dormida. Com o tempo, isso pode desencadear um quadro de hipertensão.
Principais doenças do coração associadas a perda de sono
O sono curto, assim como problemas para manter noites regulares dormindo, já foram associados a uma série de problemas cardiovasculares. Para se ter uma ideia do quanto o sono de baixa qualidade pode ser prejudicial, basta considerar que ele pode estar por trás de condições como acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, pressão alta, colesterol alto, doença cardíaca coronária e aterosclerose.
Além disso, é interessante observar que vários desses problemas ainda podem provocar diversas doenças subjacentes.
Uma via de mão dupla
A relação entre o sono e a saúde do coração é muito mais íntima do que parte das pessoas pode imaginar. Uma pessoa que desenvolveu algum problema de coração e está em tratamento, com o tempo, pode ter problemas para dormir.
Esse é o caso da insuficiência cardíaca, que pode atrapalhar a qualidade do sono devido à dor e a dificuldade de se acomodar ao deitar. Medicamentos também podem causar obstáculos, como os voltados para hipertensão.
Da mesma maneira, se você não dormir bem, corre muito mais riscos de desenvolver algum problema cardiovascular, tal como os que citamos, ou de piorar alguma doença que já tenha.
Portanto, se você se preocupa com a sua saúde do coração, procure ter noites melhores de sono. Existem diversas técnicas que podem ajudar nisso, como controlar a luz ambiente, desligar eletrônicos, colocar sons de chuva, etc. Se não conseguir, converse com um clínico geral ou até com um psiquiatra, para saber se não há algum transtorno por trás das noites mal dormidas.
No mais, mantenha sua rotina de visitas ao cardiologista, afinal, qualquer problema diagnosticado precocemente pode ser tratado de maneira mais eficiente, melhorando sua qualidade de vida.