De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17 milhões de pessoas morrem todos os anos por “ataque cardíaco”. No Brasil, os números apontam para 360 mil casos anuais.
Sobretudo, muitos imaginam que os ataques cardíacos começam com uma dor súbita e intensa no peito. De fato, não estão errados. No entanto, há vários outros sintomas, menos incômodos e menos óbvios que, também, podem indicar o problema. Entenda mais sobre eles logo abaixo!
Vertigens e tonturas são sinais importantes relacionados a problemas no coração. Por exemplo, quando a pessoa sente que vai perder a consciência, isto é, que vai desmaiar, é um indicador de que o corpo está debilitado. Dessa forma, em boa parte dos casos, a tontura e a vertigem são consequência de mudanças súbitas no funcionamento adequado do coração ou de arritmia.
Apesar de parecer não ter relação, o sistema digestivo também apresenta sinais na iminência de um ataque cardíaco. Muito mais importante que a perda do apetite é a sensação de enjoo. Aliás, o individuo não sente vontade de vomitar apenas nos minutos próximos ao ataque, podendo apresentar quadros mais leves anteriormente. Ademais, outros sinais como inchaço na região abdominal e problemas digestivos podem estar relacionados.
Como a caixa torácica tem uma íntima ligação com a respiração, o coração e o pulmão trabalham em sinergia. Quando existe um problema no coração, como um infarto, por exemplo, pode resultar em falta de ar. É muito importante estar atento a esse sintoma, pois pode estar relacionado a problemas sérios que indicam o colapso do coração ou pulmão.
Esse sintoma entra na lista dos mais frequentes. É muito comum que pacientes relatem a sensação de dor nos braços. Os registros médicos indicam que esse sinal é mais presente nos homens. Além disso, pode abranger os braços, pescoço e ombro.
Queimação e dor estomacal também são sinais recorrentes de problemas do coração. Esses sintomas ocorrem com mais frequência nas mulheres e tendem a surgir de forma dolorosa e muito intensa. A sensação piora quando a pessoa sofre de alguma outra condição como, por exemplo, úlcera ou acidez estomacal.
O mais conhecido sintoma de ataque cardíaco. A sensação experimentada se assemelha a quando uma forte pressão é exercida sobre o tórax, como se um objeto muito pesado estivesse sobre a pessoa. Além disso, outra característica da dor no peito relacionada ao ataque cardíaco é que ela tende a surgir um pouco mais a esquerda. Além de ser um dos sintomas mais dolorosos, é o mais alarmante.
Em resumo, fique atento aos sintomas acima e a qualquer outra anormalidade para procurar ajuda especializada. Portanto, lembre-se que o atendimento rápido em emergências é fundamental para evitar maiores problemas e risco de vida.