Qual a diferença entre eletrocardiograma e ecocardiograma?

Você sabe a diferença entre o eletrocardiograma e ecocardiograma? Esses exames não invasivos e indolores são usados na medicina para avaliar como está o funcionamento de seu coração. O eletrocardiograma pode ser feito por um técnico especializado enquanto o ecocardiograma somente por um médico. É interessante lembrar que, para ser submetido a qualquer um dos dois, não é preciso nenhuma preparação prévia.

Entenda mais sobre as diferenças entre o eletrocardiograma e ecocardiograma logo abaixo!

Eletrocardiograma e ecocardiograma: principais diferenças técnicas

O ecocardiograma, também conhecido como ecodopplercardiograma, é um exame médico que recorre às ondas sonoras para criar uma imagem. Assim, ele pode ser feito por meio do ultrassom padrão bidimensional, tridimensional e Doppler.

Há várias formas de realizar esse exame. As mais comuns são a transtorácica (sobre o tórax) e transesofágica que e feito por meio da introdução de uma sonda no esôfago (caminho do alimento ao estômago). O procedimento leva em torno de 15 minutos para ser feito. As imagens são captadas e enviadas a um monitor e assim analisadas pelo médico.

Já o eletrocardiograma, assim como sugere o próprio nome, envolve o registro da atividade elétrica do coração. O exame é feito por meio de eletrodos indolores colocados no corpo do paciente e que são capazes de registrar a atividade na superfície da pele.

Muitas pessoas se assustam com o eletrocardiograma porque imaginam que levarão choques durante o procedimento. Mas isso é um mito. Além de não envolver choques também não há qualquer dano ao corpo. É um exame rápido, levando em torno de 10 minutos para ser concluído.

Uma curiosidade sobre o eletrocardiograma é que esse exame pode ser usado enquanto a pessoa faz um exercício físico, como corrida, para avaliar o estresse de seu coração.

Diferenças de usos

O eletrocardiograma e ecocardiograma não diferem somente na maneira sobre como são realizados, mas também nas aplicações práticas de cada um.

O eletrocardiograma, uma vez que registra a atividade elétrica do músculo cardíaco, ajuda a fornecer informações importantes sobre a regularidade dos batimentos do coração. É uma ferramenta prática e rápida para detectar problemas como danos causados por um ataque cardíaco.

Também permite avaliar as condições de implantes como o marca-passo e a diagnosticar determinadas condições congênitas. Por ser um exame de rotina é eficiente para examinar o coração, e é muito solicitado antes de o paciente ser submetido a uma cirurgia.

Já com o ecocardiograma, o médico consegue obter uma variedade de informações sobre o coração do paciente. Por exemplo, o funcionamento das válvulas, câmaras, localização e dimensões do dano tecidual, capacidade de bombeamento do músculo cardíaco, bem como seu tamanho e forma.

Um dos usos mais frequentes do ecocardiograma é para conferir as reais condições do coração logo após a pessoa sofrer um ataque cardíaco. Quando feito com Doppler, esse exame ainda pode dar detalhes mais precisos sobre como o sangue flui pelo coração.

Portanto, existem importantes diferenças entre o eletrocardiograma e ecocardiograma. Mas ambos são fundamentais para testes relacionados à saúde do seu coração. Esses exames, quando feitos por um profissional qualificado, podem ser muito úteis em diagnósticos e tratamentos preventivos.

 

Unidade 1 

Av. Getúlio Vargas, 194 Uberlândia/MG Cep: 38.400-434 Brasil

Unidade 2 

Rua Rafael Marino Neto, 600  Uberlândia/MG Cep: 38411-186 Brasil

WhatsApp

(34) 99715-6500

FIXO

(34) 3255 – 5001

@drandrenavarro

/drandrenavarro

× Como posso te ajudar?